INSS encerrou 2021 com 1,8 milhĂŁo de pedidos de benefĂcios em anĂĄlise
A PrevidĂȘncia Social iniciou 2022 com o desafio de zerar as filas. No fim do ano passado, cerca de 1,8 milhĂŁo de brasileiros estava com pedidos de aposentadorias, pensĂ”es e auxĂlios em anĂĄlise. A falta de servidores pĂșblicos para analisar os processos e a paralisação parcial de perĂcias mĂ©dicas provocadas pela pandemia sĂŁo os principais fatores.
Segundo levantamento recente do Instituto Brasileiro de Direitos PrevidenciĂĄrios (IBDP), 1.838.459 pedidos de benefĂcios aguardavam uma resposta em dezembro. A organização civil sem fins lucrativos obteve as respostas por meio de requerimento ao INSS.
Do total de pedidos em anĂĄlise, cerca de 500 mil dizem respeito ao BenefĂcio de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiĂȘncia. Em relação Ă s perĂcias mĂ©dicas, o INSS informou ao IDBP que 457,8 mil segurados tinham consulta agendada em dezembro.
Por meio de um acordo homologado com o Supremo Tribunal Federal (STF), o INSS comprometeu-se a analisar os processos no prazo mĂĄximo de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de benefĂcio pedido, e a fazer as perĂcias mĂ©dicas e de assistĂȘncia social em atĂ© 45 dias, podendo chegar a 90 dias nos locais de difĂcil acesso. No fim de 2021, cerca de 900 mil processos estavam dentro do prazo e 900 mil com atraso em relação ao fixado pelo Supremo.
Ao assumir o cargo, em novembro, o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, prometeu zerar a fila até julho deste ano. A promessa, no entanto, é ambiciosa.
Considerando o estoque de cerca de 900 mil processos em atraso, o INSS precisarĂĄ analisar 131 mil pedidos extras por mĂȘs para eliminar a fila. Atualmente, o ĂłrgĂŁo recebe, em mĂ©dia, 800 mil pedidos por mĂȘs – entre entradas de benefĂcios, perĂcias e agendamentos – e processa cerca de 700 mil.
HistĂłrico
O estoque de processos em anĂĄlise estava em 2,3 milhĂ”es no fim de 2019. A fila caiu para 1,5 milhĂŁo em 2020, mas voltou a subir em 2021. Em resposta ao IBDP, o INSS informou que estĂĄ implementando uma sĂ©rie de medidas para acelerar a anĂĄlise dos processos, como investimento em automação, capacitação de funcionĂĄrios e remanejamento de servidores de outras ĂĄreas para analisar os benefĂcios, elevando em 22% a capacidade de produção.
Segundo o INSS, 25% da fila deve-se Ă falta da apresentação de documentos pelos segurados. Em relação Ă s perĂcias mĂ©dicas, o ĂłrgĂŁo informou que havia conseguido diminuir em cerca de 300 mil o total de pessoas esperando consultas desde março do ano passado. Naquele mĂȘs, a lista de perĂcias agendadas estava em 764,2 mil.
Pandemia
O surgimento da variante Ămicron do novo coronavĂrus representou um obstĂĄculo para zerar a fila das perĂcias. HĂĄ cerca de dez dias, o INSS suspendeu as perĂcias do Programa de RevisĂŁo dos BenefĂcios por Incapacidade, antigo auxĂlio-doença. As consultas suspensas foram remarcadas para o segundo semestre, e nenhum segurado deixarĂĄ de receber o benefĂcio, que continuarĂĄ a ser pago normalmente atĂ© a revisĂŁo.
Paralelamente, o INSS tenta investir na telemedicina para manter o fluxo de perĂcias. O ĂłrgĂŁo editou uma portaria que autoriza consultas por videoconferĂȘncia em dez municĂpios: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D'Ăgua das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji ParanĂĄ (RO), LĂĄbrea (AM) e Botas de MacaĂșbas (BA). A experiĂȘncia-piloto terĂĄ prazo de 90 dias. Redação: Wellton MĂĄximo – AgĂȘncia Brasil - BrasĂlia
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